Arroz integral emagrece? isso é mito ou verdade?




Existem dois tipos de arroz, que são eles o integral e o arroz branco. Apesar de ambos serem bem cultuados aqui no Brasil, ainda sim o arroz branco é soberano. Muito dessa popularidade do arroz branco se dá à sua coloração.

Normalmente o arroz integral é bem mais escuro do que o arroz branco, e por este motivo muitas das pessoas optam por não consumi-lo. Obviamente que aparência não é tudo, e de fato o arroz integral é infinitamente mais saudável do que o branco.

Isso ocorre pelo fato de que durante o processamento do arroz branco, muitos dos nutrientes são eliminados. Ou seja, para se obter um alimento mais clarinho, o aspecto nutricional literalmente é deixado de lado.

Já o arroz integral é genuíno, e com isso há pouca ou quase nenhuma eliminação de nutrientes durante o seu processamento. E a boa notícia é que de fato o arroz integral emagrece. Este alimento pode e deve ser utilizado como auxiliador no processo de perda de peso.



Mas por que o arroz integral emagrece?

O primeiro motivo é a pureza do arroz integral. Como vimos, a maioria dos nutrientes permanecem nele, mesmo havendo todo um procedimento padrão na produção do mesmo. O segundo motivo se deve ao fato do arroz integral conter uma significante quantia de fibras.

Essas fibras atuam eficazmente no saciamento estomacal. Ao entrar em contato com a água, as fibras transformam-se em uma espécie de gel dentro do estômago. E este gel demora para ser digerido, e como consequência, a pessoa acaba comendo menos e emagrecendo respectivamente.


O arroz integral é eficaz por outras razões:

O arroz integral ajuda a controlar a glicose. Ele evita picos desnecessários de açúcar no sangue, evitando assim ganho de peso demasiado. O açúcar é uma das importantes fontes de energia do corpo, porém se houver picos, o açúcar é convertido em gordura.

Também devemos salientar que além de ajudar a emagrecer, o arroz integral atua eficazmente na diminuição do LDL, que é o colesterol ruim. O excesso de LDL pode provocar complicações como infarto e até mesmo AVC.

Não coma arroz integral demasiadamente:

Apesar do arroz integral ser um alimento que auxilia no processo de emagrecimento, ainda sim ele pode engordar se consumido em excesso. Em média 100 gramas possui 111 calorias, então, evite o consumo excessivo do mesmo. Procure agregá-lo à uma dieta saudável, observando sempre as calorias dos demais alimentos consumidos.



Share on Google Plus

About Edvaldo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário